quinta-feira, março 22, 2007

Memórias Desportivas


Este guarda-redes belga chegou bastante tarde ao Benfica. Apesar de ser um dos melhores da altura e de ter sido considerado poucos meses antes o melhor guarda-redes do Mundial dos Estados Unidos em 1994, os seus 35 anos criaram algumas dúvidas nos adeptos e principalmente na imprensa.
Estreou-se em Agosto de 1994 na 1ª mão da final da SuperTaça contra o FC Porto em Coimbra. Resultado: 1 -1. Um jogo terrível marcado por 5 expulsões, 3 para o Benfica (Nelo, João Pinto e Abel Xavier) e 2 para o FC Porto (Secretário e o malogrado Rui Filipe) com um tal de Carlos Calheiros - sim, o das viagens ao Brasil - a apitar.
Cedo se dissiparam todas as dúvidas quanto ao valor do mais fantástico guarda-redes que alguma vez vi jogar. Infelizmente todo o seu brilhantismo se efuscou numa era negra para o Benfica. Uma equipa muito fraca, dirigentes medíocres e treinadores incompetentes impossibilitaram que a sua saída da Luz, após 5 anos, fosse com mais títulos.
Venceu apenas uma Taça de Portugal em 1996 com um 3-1 ao Sporting.
Ficam-me na retina dezenas de defesas impossiveis pelo guarda-redes que ficou conhecido por Saint Michel.
Além das inegáveis qualidades futebolísticas, o que admirei muito em Preud'Homme foi a sua grande afabilidade para com toda a gente, sempre muito simpático e prestável. Um verdadeiro 'gentleman' e um esteio da equipa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não tinhas uma foto dele no benfica?
Um abraço
ZéTó